Festa da Queda da Bastilha

Por De Olho Na Mídia | segunda-feira, jul 31, 2017 | 94 views

Por: Thiago de Menezes / thiagoturismo@deolhonamidia.com

“Vive le Brésil, Vive la République et Vive la France!”: ‘Le Petit Baile da Bastille’ em São Paulo aproxima a França do Brasil

O Cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, organizou as celebrações da festa nacional francesa na residência da França. O evento aconteceu na própria sexta, dia 14 de julho.

Historicamente, todos sabem que no dia 14 de julho, os franceses comemoraram a Queda da Bastilha e essa data lembra a revolução francesa que é comemorada com desfiles militares e festejos com bailes e fogos de artifício.

A tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é comemorada na França há mais de um século. Hoje, os franceses preferem celebrar a data nacional como a “festa da Federação” ocorrida em 14 de julho de 1790, o primeiro aniversário da insurreição.

E foi com esse espírito que o Cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, reuniu diplomatas, sociedade e autoridades para celebrar a data nacional do país. No jardim da Casa da França, ao som da banda com musicas patriotas francesas, os convidados degustavam queijos vindos diretamente do país e vinhos das mais variadas safras. Entre as presenças de destaque, a sra.

Embaixadora Debora Vainer Barenboim Salej, representando na ocasião o governo federal; o Secretário municipal representando o Prefeito de São Paulo, Marcos Penido, inúmeros Cônsules gerais e honorários mais representantes do corpo consular de São Paulo; Presidentes do Conselho e da Direção da Aliança Francesa; Diretor do colégio Liceu Pasteur, Claudio Kassab; Antônio Roberto Chiachiri Filho, vice-diretor da faculdade Cásper Libero que confraternizaram, entre outros, com o Cônsul da Alemanha, Axel Zeidler, com o Cônsul da Bélgica em São Paulo, Charles Delogne e com Philippe Collin, Cônsul-adjunto da França. Representando a diretoria da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil estava a Cônsul Geral Honorário de Malta, Fiorella Baggio, acompanhada do Cônsul honorário de Myanmar, Ricardo Cateb Cury e da Consulesa Tuza Cury.

Em seu belo discurso em ocasião da comemoração da Festa Nacional Francesa de 14 de julho de 2017, o Cônsul geral da França em São Paulo salientou: “Tenho muito orgulho que o Brasil seja campeão do mundo dos empregos gerados pela economia francesa. Somos apenas 22 000 Franceses no Brasil, a metade em São Paulo e no Sul do Brasil. Mas através de nossas 850 empresas, das quais 550 baseadas em São Paulo mostramos a nossa grande compatibilidade cultural com o povo brasileiro, aberto e generoso. As nossas empresas erguem nossos valores, apoiando vários projetos, uma agenda positiva, animada por um espírito de responsabilidade social”.


 

R7 TORPEDO - DE OLHO NA MÍDIA
Gostou disso? Compartilhe!