Da redação

Uma outra bandeira paulista na Região dos Lagos e na Costa do Sol

A diretoria da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP” (sediada na Estância de Águas de Lindóia, SP) comandará solenidade cívica e cultural que terá efeito às 17 horas do dia 11 de Agosto de 2017, sexta-feira, na sede da Câmara Municipal de Iguaba Grande, localizada à Rod. Amaral Peixoto, 3375 – Bairro Cidade Nova, Iguaba Grande, Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, a entidade irá outorgar, entre outros, o Diploma Honraria “Mérito Assis Chateaubriand” (lembrando os 57 anos de atuação da AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro) e a Comenda do Mérito Ecológico” do Instituto Cultural da Fraternidade Universal – ICFU e chancelada pela FALASP, cujo estojo confeccionado pela tradicional RANDAL Rio contém a comenda de peito, mini medalha, broche da comenda e pin da entidade, além do diploma alusivo.

Situada ao norte do Estado do Rio de Janeiro, a chamada “Costa do Sol” é considerada uma das mais belas regiões do litoral do sudeste brasileiro. Uma de suas principais características é conseguir conviver harmonicamente com os contrastes vindos do luxo e da simplicidade, do moderno e do colonial, tudo com a naturalidade de um povo acostumado a receber e a tratar com simpatia todos os turistas que visitam suas belezas naturais.

No total, a Região dos Lagos é formada por 13 cidades que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: Cabo Frio, Armação dos Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Iguaba Grande, Iguabinha, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Barra de São João, Praia Seca, Verão Vermelho e Macaé.  Entretanto, além das inúmeras lagoas e praias belíssimas para todos os gostos, desde as de mar aberto, para o surfe, como aquelas de enseada com águas calmas, para o mergulho; a Região dos Lagos concentra um expressivo número de entidades culturais, sendo que a “Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALeART”, fundada com apoio e incentivo da FALASP em 03 de setembro de 2006 e sediada em Cabo Frio, é das mais expressivas e atuantes no cenário cultural fluminense e brasileiro.

Em 2009, nas comemorações do 14º Aniversário de Emancipação da cidade de Iguaba Grande, RJ, na sede do Esporte Clube Palmeiras, localizado à Rua Paulino Pinto Pinheiro, s/n, centro da cidade, a Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande – AACLIG teve a honra de convidar autoridades e a comunidade cultural e artística regional para uma memorável Sessão Solene em homenagem ao Sereníssimo Sr. Conde Thiago de Menezes, Presidente Fundador da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP e Grão Mestre de todas as Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, que recebeu, também, o Título de Grande Chanceler da AACLIG, logo após instalar a Delegacia da FALASP de Iguaba Grande – RJ, que é comandada pela Dama Comendadora Nice Ventura, artista plástica e literata.

A Delegacia da FALASP de Iguaba Grande está instalada nesse simpático município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. “Iguaba” é um termo de origem tupi que significa “lugar de beber água, bebedouro”, através da junção dos termos ‘y (água), ‘u (ingerir) e aba (lugar). Clima quente e úmido, registrando temperatura média de 23 °C, o município situa-se às margens da Lagoa de Araruama. Iguaba é uma cidade tanto com características de cidade de praia, quanto com características de cidade de interior. Há uma razoável zona rural na região e Iguaba Grande conta com um distrito: Sapeatiba Mirim, que fica à cerca de 6 km do Centro, e tem como principal ponto turístico a Serra de Sapeatiba Mirim.

O Sr. Conde Thiago de Menezes, assim como a representação da FALASP que viajou até Iguaba Grande, foi recebido pelos senhores Presidente da “Academia Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande”, Acadêmico Jacques Azicoff e Presidente da ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio, escritor e dramaturgo Carlos Alberto Sousa, também Presidente de Honra da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências; observando que o Conde Thiago de Menezes é integrante dessas três entidades citadas.

Na ocasião houve Exposição de Obras de Arte com Artistas Plásticos da Região dos Lagos e a Cerimônia constou das seguintes Outorgas: Comenda de Mérito Presidente Juscelino Kubtischek – FALASP, cadastrada no Exército Brasileiro, a diversas e destacadas personalidades e a Acadêmicos empossandos da “Academia de Letras da Mantiqueira” (de Águas de Lindóia, SP); seguida dos Títulos de Representantes Municipais da FALASP para os Acadêmicos Correspondentes da Região dos Lagos: Comendador Carlos Alberto Fouraux (Membro da Ordem do Mérito da FALASP e Presidente da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALEARTE), Dama Comendadora Dyandréia Valverde Portugal e Dama Comendadora Nice Ventura, respectivamente de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Iguaba Grande, finalizando com entrega de Moção de Agradecimentos.

Segundo o presidente da FALASP, conde Thiago, sobre o motivo de reunir a entidade novamente na Região dos Lagos, RJ, o mesmo afirmou: “Esse ano comemoramos 15 anos da atuação do Acadêmico Comendador Carlos Alberto Fouraux (Membro da Ordem do Mérito da FALASP e Presidente da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos – ALEARTE) e 10 anos de profícua atuação da Acadêmica Dama Comendadora Nice Ventura, Representantes Municipais da FALASP respectivamente de Cabo Frio e Iguaba Grande, Região dos Lagos – RJ, em nossa entidade, o que deve ser reverenciado dentro do academicismo”.


 

R7 TORPEDO - DE OLHO NA MÍDIA
Gostou disso? Compartilhe!