“Dia do Cônsul” será comemorado em ato solene

Por De Olho Na Mídia | quarta-feira, ago 30, 2017 | 123 views

Por: Thiago de Menezes / thiagoturismo@deolhonamidia.com

A ‘Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo’ prestará homenagem ao “Dia do Cônsul” nesta segunda feira, 04 de setembro de 2017, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”. A mesa do Ato Solene será presidida pelo deputado estadual Cauê Macrís, presidente da ALESP.

Na ocasião, o deputado Macrís fará as honras da casa recebendo os cônsules de diversos países em São Paulo e presidindo a mesa, que contará com a presença do presidente da “Associação dos Cônsules Honorários no Brasil – ACONBRAS” cônsul honorário do Chile em Campinas, Luís Fernando del Vale, e da Cônsul Geral da República de Malta e vice-presidente da ACONBRAS Fiorella Baggio Biasoli, filha do saudoso Cônsul Adjunto de Malta Ítalo Baggio, um dos fundadores da entidade em 1984 e sempre lembrado por sua importância e representatividade.

O evento pretende reunir também, além de autoridades diplomáticas e culturais, muitos cônsules gerais e honorários de diversos países, assim como seus adidos, agentes e assistentes consulares. Em palavras à rede de divulgação “CÔNSULES NEWS”, o cônsul honorário do Chile em Campinas, Luís Fernando del Vale parabeniza a todos os envolvidos com a profícua atividade consular em São Paulo e fez um reconhecimento do importante papel da ACONBRAS e dos cônsules. A associação trabalha há mais de 33 anos na busca de melhores relações internacionais e no oferecimento de elementos para que a sociedade possa compreender culturas e costumes de diferentes países. A entidade tem a finalidade de representar todo o corpo consular em exercício no Brasil nos moldes da Associação Italiana de Cônsules e é filiada a FICAC, também chamada de Federação Mundial dos Cônsules, fundada em Copenhague no ano de 1982 e que reuni as Associações Consulares e Corpos de todo o mundo.

É salutar relembrar a formação do Corpo Consular e toda a sua importância na busca pela paz. “São Paulo é atualmente um exemplo internacional da busca pela paz, e grande parte disso deve-se aos representantes diplomáticos. A diplomacia deve vir antes das armas”, acrescenta o presidente da ACONBRAS. Ele acredita que a função consular é um verdadeiro sacerdócio e congratula-se com os diplomatas e representantes de diversos consulados sediados em São Paulo e outras localidades, em nome da entidade.  Ele destacou ainda a importância dos cônsules honorários no trabalho consular.

Poucos sabem, mas as incumbências consulares são inúmeras. Entre elas, estão a assistência aos cidadãos, busca por familiares, realização de casamentos com estrangeiros, tradução de documentos, emissão de passaportes, auxílio a cidadãos indigentes, tudo isso sem interferir na lei local. A Diretoria da ACONBRAS considera, também, que no mundo moderno não há mais fronteiras e as diferenças não são conflitivas, mas se somam, se houver paciência e tolerância.

Com certeza, a nova ordem mundial, suas características e vicissitudes e as consequentes mudanças nas atribuições do cônsul em todo o mundo, serão marcas nos discursos das autoridades presentes ao ato solene em comemoração à data nacional do “Dia do Cônsul”. Parabéns aos cônsules por atuarem na busca da união e congraçamento dos povos e na busca por um mundo fraterno.


 

R7 TORPEDO - DE OLHO NA MÍDIA
Gostou disso? Compartilhe!